mapa do site
Home > A relação pedagógica > Dinâmica de grupo e estilos de liderança > O que é um grupo?

O que é um grupo?

Enquanto ser gregário, o Homem vive em relação com os seus semelhantes, relações essas que podem ocorrer de várias formas e em diversos contextos. Em função dessas relações, os indivíduos aglomeram-se em grupos. Um grupo é constituído por diferentes pessoas que partilham os mesmos objectivos e necessidades.

Os elementos do grupo regulam as suas interacções adoptando as mesmas crenças, normas, regras e padrões de comportamento. Só assim é possível existir interdependência e cooperação, de modo a se atingir os objectivos ou satisfazer as necessidades do grupo.

Todas as pessoas pertencem a um número considerável de grupos: o departamento da empresa, a família, os amigos, os vizinhos, a equipa de futebol, os escuteiros, o partido político, etc., etc.

O indivíduo comporta-se como membro de um grupo desde que tenha consciência que partilha dos mesmos valores, regras e objectivos, característicos dos outros elementos que formam o grupo. Não é preciso conhecer todos os adeptos do clube de futebol para sentirmos "que é o nosso clube", e comprar o respectivo emblema. Basta reconhecermo-nos como adepto, como membro desse grupo.

Todos os pequenos grupos, enquanto entidade viva e dinâmica, evoluem, ultrapassando diversas etapas ou fases de desenvolvimento durante o seu período de vida.
 

Ideias a reter

um grupo é um conjunto de dois ou mais indivíduos
  • com um objectivo comum;
  • interdependentes;
  • que adoptam regras, normas e sanções que regulam o seu comportamento no âmbito do grupo;
  • onde cada um desempenha um papel;
  • e coopera para que o grupo atinja o seu objectivo.